Mercado

Usina de etanol de milho avança em produção e em lucro líquido

Avanço produtivo e de lucro da usina de etanol de milho está em publicação no Diário Oficial do Mato Grosso

Por meio de publicação na edição de 30 de junho de 2025 do Diário Oficial do Mato Grosso, usina de etanol de milho detalha avanços em produção e no lucro líquido.

Quem é a usina de etanol de milho?

É a ALD Bioenergia Deciolândia S.A., localizada em Nova Marilândia (MT).

Quem é a empresa?

É uma empresa de capital 100% nacional. Fundada por 24 acionistas, majoritariamente produtores agrícolas da região, a Companhia é especializada na transformação do milho local em biocombustíveis e coprodutos de alto valor.


O que integra o portfólio da usina?

Seu portfólio inclui etanol hidratado, DDGS (farelo para nutrição animal) e óleo de milho (desde 2023).

Qual é a capacidade de produção?

Com uma capacidade atual de moagem de milho de até 1.000 t/ dia, a Companhia produz, conforme sua capacidade instalada, entre 390 e 420 mil litros de etanol, 220 a 240 toneladas de DDGS, e 15 a 18 toneladas de óleo de milho por dia.

Expansão e Capacidade da Usina

Expansão prevê triplicar a capacidade atual

Como um novo marco na consolidação do negócio, em 2024, a Companhia obteve aprovação de seus acionistas para a expansão de seu complexo industrial, com início das obras previsto para a segunda metade de 2025, visando triplicar a capacidade instalada, alcançando assim uma escala e robustez estratégica no segmento de biocombustíveis, consolidando sua presença no setor de bioenergia Matogrossense.

Projeções e Estratégias para 2025

Projeções para 2025

A ALD Bioenergia projeta 2025 com foco estratégico em expansão da moagem de milho, crescimento da produção de óleo, e fortalecimento no mercado de CBIOs. A Companhia planeja intensificar investimentos em infraestrutura logística para otimizar a distribuição e alcançar novos mercados, buscando maior rentabilidade através da eficiência industrial e comercial.

Há uma expectativa de evolução positiva no mix de produtos, impulsionada pela valorização do DDGS e oportunidades internacionais. A ALD Bioenergia manterá o monitoramento de riscos climáticos e de suprimentos, reafirmando seu compromisso com a gestão integrada e a sustentabilidade financeira para consolidar sua posição no setor.

“Em 2025 temos a expectativa de iniciar a triplicação do nosso parque industrial, cujas obras deverão ter início já no segundo semestre. Este avanço representa mais oportunidades de emprego, renda e crescimento para o Estado de Mato Grosso, além de fortalecer nossa atuação no setor de bioenergia. Seguimos crescendo com excelência, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais próspero e responsável”, destaca, em nota, a companhia.

Desempenho Financeiro

Saiba o desempenho do lucro da usina de etanol de milho:

Clique aqui para acessar pdf com o Relatório da Administração

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana