O conceito de responsabilidade social empresarial está cada vez mais integrado aos modelos de gestão de diversas unidades produtoras do setor sucroalcooleiro, que realizam ações voltadas ao bem-estar de colaboradores e da comunidade. O Grupo Tércio Wanderley – proprietário da Usina Coruripe -, por exemplo, implementa e mantém projetos nas áreas de saúde, educação, habitação e de proteção aos direitos da criança e do adolescente. Uma das iniciativas ocorre em Campo Florido, MG, onde a filial do grupo – que possui o mesmo nome do município – apóia o Centro de Atendimento Social Florescer.
Este projeto – que conta com a colaboração de funcionários da usina e de fornecedores de cana da região – atende 80 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de Campo Florido, oferecendo noções de cidadania. Com terreno cedido pela prefeitura e prédio construído com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o Florescer tem aulas de reforço escolar, informática, Internet, dança, teatro, trabalhos artesanais e atividades esportivas como futebol, handebol e jiu-jitsu.
O principal apoio ao projeto é dado pela Usina Coruripe, de acordo com a coordenadora do centro de atendimento, Vanilda Feliciano Córnea. Segundo o gerente geral da filial Campo Florido, Rui Nogueira Ramos, a unidade está cumprindo o que estabelece a filosofia de gestão empresarial da Coruripe, que possui inclusive o selo de Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq.