A Usina Carapebús, da cidade de Carapebús (RJ) parou a moagem de cana nesta safra. A seca foi a grande responsável, pois “precisávamos ter mais de 200 mil toneladas de cana para a moagem, e não atingimos esse índice, já que as soqueiras morreram”, lembra Luiz Mello, da administração agrícola.
Segundo Mello, os colaboradores do campo estão trabalhando, mas a indústria parou. “Fizemos um acordo com os funcionários da indústria, que foram dispensados nesta safra, mas quando voltarmos as atividades normais, eles serão contratados novamente”, explica.
A Carapebús sofreu muito com a seca por isso apresentou um rendimento agrícola abaixo da média. “A safra passada foi pior, pois estávamos com apenas 60% do rendimento agrícola. Já estamos recuperando esse rendimento nesta safra, em 25% a 30%”, informa.
Luiz Mello diz que há cinco anos chovia cerca de 1400 mm, já em 2001 choveu apenas 600 mm. “Deveremos voltar a moer somente na safra 2004/05, pois o ano que vem ainda será comprometido”.
O Grupo Othon Bezerra de Mello, possui mais duas unidades: a Usina Cupim e Barcelos. Luiz Mello afirma que essas unidades estão mantendo a produção do Grupo.