Os 520 colaboradores da usina Caeté, unidade de Marituba, no município alagoano de Igreja Nova, participaram, semana passada, da XVI Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). O uso dos Equipamentos de Proteção Individual no trabalho foi o principal tema deste ano.
O evento contou com a realização de apresentações sobre fadigas corporal e visual, além de treinamentos. Palestras sobre acidentes de trabalho, com ênfase nos aspectos legais, direção defensiva, prevenção ativa e passiva, também fizeram parte das atividades.
O técnico Silvino Simeão dos Santos foi um dos palestrantes, com o tema Trabalho em Ambiente Confinado, fundamentado na NR33. Já o enfermeiro do Trabalho, Gessivam Veríssimo, do Grupo Carlos Lyra, falou sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e as de origem ocupacionais.
Os treinamentos sobre uso dos EPI contaram com as presenças dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A atividade foi aplicada pelos técnicos Sandro Rodrigo Mártyres, Amarildo Barbosa e José da Costa Neves. Representantes do Sesi e do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas também participaram do evento.
Para a gerência da Unidade Marituba, a realização da Sipat e a diversidade dos assuntos abordados, refletem a preocupação do Grupo Carlos Lyra em realizar ações que promovam melhorias no ambiente de trabalho, em relação à segurança e ao bem-estar dos empregados.
De acordo com o gerente agrícola da usina, Fabrízzio Tenório, a maioria das palestras foi ministrada pelos próprios empregados da Marituba. “A realização da Sipat é de fundamental importância no processo de valorização do nosso colaborador. O grupo investe constantemente em treinamentos, por entender que a capacitação dos seus profissionais é a base sólida de suas atividades”.