Mercado

Usina Caeté espera moer 18% a mais de cana em Alagoas

As três usinas do Grupo Carlos Lyra, em Alagoas, deverão produzir 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2007/08, um crescimento de 18% em relação ao último ciclo, quando foram esmagadas 3,6 milhões de toneladas.

De acordo com o diretor da companhia, Aryl Pontes Lyra, a projeção leva em conta os investimentos em tecnologia nas áreas agrícola e industrial. Na área de automação, por exemplo, foi implantado o Centro Operacional Integrado (COI) da unidade Cachoeira, AL, que otimizou o processo industrial através da comunicação por meio de fibras ópticas, neutralizando ruídos da fábrica.

A atual safra também conta com a ampliação da capacidade de cogeração de energia com a utilização da biomassa de cana e a aquisição de um novo gerador na unidade Marituba, AL. Com isso, parte da energia será destinada à complementação do projeto de irrigação. O excedente será vendido.

“Nos últimos cinco anos foram investidos o equivalente a R$ 25 milhões em sistemas de irrigação”, salientou Aryl Lyra ressaltando ainda a importância do investimento para a estabilização da produtividade das três unidades alagoanas da Usina Caeté.

Paulicéia

A maior aposta do grupo é a nova usina, unidade Paulicéia, que está sendo construída no Oeste paulista. De acordo com o supervisor de suprimentos da unidade, Pedro Luis, as obras estão no estágio de fundação e a previsão de partida é para fevereiro de 2009. Já na primeira safra, a unidade deverá esmagar 2 milhões de toneladas de cana.

A nova unidade deverá produzir 200 mil m³ de álcool, além de gerar 75.164 MW de energia. Na fase inicial, a usina deverá gerar 3,6 mil empregos diretos. O grupo prevê que a unidade paulista alcance uma produção de 4 milhões de toneladas de cana a partir de 2013, quando o número de empregos deverá chegar a 6,8 mil.

Atualmente, as cinco usinas do grupo – três em Alagoas e duas em Minas Gerais – possuem aproximadamente 17 mil colaboradores.