Mercado

Usina amplia colheita de cana crua

Em evento para a imprensa de Limeira e região na noite de quarta-feira, a Usina Iracema, de Iracemápolis, apresentou o balanço de sua última safra. Houve aumento da colheita de cana crua (feita pelos cortadores sem a necessidade de queima), que chegou a 40% do total da safra.

De acordo com o diretor agroindustrial da usina, Roberto Pupulin, a colheita mecanizada de cana – também crua, mas feita com o auxílio de máquinas – também registrou crescimento, passando de 720 mil toneladas na última safra para 1 milhão nesta safra, que terminou no mês passado.

“A previsão para a próxima é chegar a 1,3 milhão de colheita mecanizada”, cita.Conforme o balanço, foram moídas mais de 2,6 milhões de toneladas de cana, que se transformaram em 3 milhões de sacas de 50 quilos de açúcar e 119,7 milhões de litros de álcool.

“Uma parte foi exportada para países árabes”, diz o presidente da Iracema, João Guilherme Sabino Ometto.Segundo Pupulin, a empresa se voltou mais para a produção de álcool em função da atual demanda do mercado, que registra um “boom” de vendas de carros flex – aqueles em que podem ser utilizados tanto gasolina como álcool. “Otimizamos nossa produção por causa dessa necessidade”, diz o diretor.

Segundo ele, 70% dos veículos que saem atualmente das concessionárias são do tipo flex. Ainda conforme o balanço, a Usina Iracema foi responsável por incrementar a economia da região de Limeira com R$ 157 milhões, referentes a itens como pagamento de empregados e impostos.