A paranaense F.B. Açúcar e Álcool Ltda, Usaciga – Açúcar, Álcool e Energia Elétrica Ltda adquiriu uma central de energia elétrica da empresa pernambucana Koblitz com o objetivo de melhorar a produtividade em sua linha de produção de açúcar e álcool no município de Cidade Gaúcha (PR). A unidade irá co-gerar e comercializar energia para o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa), do governo federal. As obras, já iniciadas, estão previstas para terminar em 1º de setembro de 2006.
Segundo o gerente comercial da Koblitz, Romero Rego, o tempo para concluir a central é desafiador. “Iremos fabricar os painéis elétricos, fazer a automação e toda a integração elétrica e mecânica da planta em apenas nove meses, para que a usina comece a operar no prazo estipulado pelo Proinfa”, diz.
Através do contrato realizado com a Eletrobrás, a Usaciga irá comercializar 40 MW (potência da central) por um período de 20 anos, através da co-geração por biomassa, com uso de bagaço de cana-de-açúcar. O investimento total do empreendimento será de R$ 65 milhões. Com o projeto, a Usaciga espera agre-gar valor aos seus produtos, criando uma nova receita por um custo reduzido.
“Nós produzíamos cerca de 35 mil MWh por ano para consumo interno, na produção industrial, mas agora vamos gerar um excedente de 180 mil MWh ao ano, que será vendido à Eletrobras”, explica o diretor da Usaciga, Ermeto Barea. Para alcançar esse plus será utilizado um volume de aproximadamente 500 mil toneladas de bagaço de cana.
“Com a mesma quantidade de matéria-prima vamos produzir o mesmo álcool e açúcar que vínhamos produzindo e ainda, gerar energia elétrica excedente para atender ao contrato firmado com a Eletrobrás. A queima de bagaço anterior era ineficiente”, completa.