Dez alunos do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), que participam do Grupo de Estudos em Melhoramento de Plantas (Gemep), vão apresentar uma pesquisa sobre melhoramento de soja no Congresso Internacional de Bioenergia (Conbien), que será realizado de 28 de setembro a 3 de outubro, em Uberlândia, MG.
O Conbien, que acontece junto com o Simpósio Internacional de Biocombustíveis, concentrará aproximadamente 90 conferencistas nacionais e internacionais especialistas em fontes de energia renováveis. O evento receberá comitivas de vários países e contará com espaço para apresentação de pesquisas relacionadas ao setor.
A mesma pesquisa dos alunos do Gemep será apresentada num seminário internacional do setor, em Brasília, DF, em outubro, e publicado numa revista especializada ainda este ano.
Segundo a professora e orientadora do Gemep, Sybelli Espindola, os primeiros resultados da pesquisa, já apresentados na Reunião de Soja da Região Central do Brasil, deram uma repercussão positiva entre os pesquisadores que participaram da reunião.
Sybelli explica que o objetivo não é fazer multiplicação e nem produção de sementes: “é testar novos materiais de ensaio, em Validação de Cultivo e Uso (VCU), que são lançados no mercado como novas cultivares de soja mais adaptadas a Minas Gerais e que sejam mais produtivas”.
A professora informa que os universitários do Gemep, também estão envolvidos no desenvolvimento de outros projetos que fazem parte da rede de ensaios do Programa de Melhoramento de Soja da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).