A Unica (União da Insústria da Cana de Açúcar) apresentou hoje, durante o 7.º Congresso Brasileiro de Agribusiness, no WTC, em São Paulo, campanha criada pela Talent com o objetivo de promover o entendimento do consumidor brasileiro sobre a importância desse produto para o País. A campanha estréia no próximo dia 18 e, dentro da comunicação trabalhada pela âgência, está o lançamento de uma logomarca para o biocombustível, representada pela letra “e”.
Segundo José Eustáchio, vice-presidente da Talent, “a finalidade é sinalizar e identificar o produto, que tem uma visão madura e comprometida com o País e com o mundo”.
Marcos Jank, presidente da Unica, não quis revelar o valor do investimento da campanha, mas disse que “a verba para essa ação envolve diversas entidades do setor, não apenas a Unica”.
O plano de mídia traçado pela Talent inclui filme, anúncio, spot, ações de internet e uma cartilha que aborda os benefícios do etanol para o usuário e para o meio ambiente, e que será distribuída nas revistas Época e Quem., da Editora Globo.
No exterior, a Unica promoveu duas campanhas publicitárias, uma dirigida ao público europeu (lançada em junho de 2008) e outra direcionada ao consumidor nos Estados Unidos (concentrada no feriado de 4 de julho, quando se comemora a independência americana, por ser um dos feriados mais movimentados nas estradas do país).
A campanha européia, composta por dois anúncios, priorizou a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa – fato possível com a utilização do etanol de cana. Já a americana, as peças questionaram a tarifa de US$ 0,54 sobre o etanol brasileiro importado pelos EUA, defendendo que, sem a tarifa, o etanol de cana produzido no País pode contribuir para a redução do preço da gasolina nos Estados Unidos.