Mercado

Unica revisa safra do Centro-Sul para baixo

A Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) revisou para baixo a safra 2006/07 do Centro-Sul do país, como reflexo dos efeitos da estiagem sobre o último terço da colheita de cana.

De acordo com a Unica, a estimativa inicial – de crescimento de 11% da área a ser colhida – foi mantida, com queda de produtividade agrícola, reduzindo a estimativa anterior de 375,0 milhões de toneladas de cana para 370,6 milhões de toneladas (recuo de 1,2%).

Quanto à produção de açúcar e de álcool, as condições favoráveis aumentaram a concentração de sacarose por tonelada de cana, indicando que produção de açúcar poderá oscilar entre 25,5 milhões a 26,1 milhões de toneladas e que a produção de álcool deverá ficar entre 15,75 bilhões e 16,01 bilhões de litros. Isso em termos de produto supera a estimativa inicial, de 25,5 milhões de toneladas de açúcar e de 15,6 bilhões de litros de álcool.

Esses números indicam uma tranqüilidade do abastecimento de mercado interno, permitindo o retorno imediato do nível de mistura do álcool na gasolina em 25%.

A previsão é de aumento das exportações de álcool da região Centro-Sul para 2,7 bilhões de litros, em comparação com a previsão inicial de 1,9 bilhão de litros, que era o mesmo patamar da safra 2005/06. Para o açúcar, as exportações estão estimadas em 17,5 milhões, ante 14,5 milhões de toneladas da safra anterior.