A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) realiza, dia 14 de outubro, em Brasília, DF, o seminário “O setor sucroenergético e o Congresso Nacional: construindo uma agenda positiva”. O encontro, que será realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, é uma das iniciativas do Projeto AGORA.
Para a Unica, é preciso estar clara a necessidade urgente de se definir a composição da matriz energética nacional. “A matriz energética brasileira é hoje uma das mais limpas do mundo, mas se não houver empenho, poderemos perder essa característica que hoje é reconhecida mundialmente e extremamente benéfica para o País”, disse o presidente da Unica, Marcos Jank.
Durante o seminário, serão divulgados oito estudos inéditos produzidos por especialistas brasileiros. Os estudos fazem um raio-x do setor, avaliando, entre outras questões, o preço dos biocombustíveis, aspectos sociais, produção de bioeletricidade, além da conexão entre aquecimento global e a produção e uso de biocombustíveis e os veículos flex.
O Projeto AGORA reúne empresas e entidades ligadas à produção de agroenergias renováveis em um programa integrado de comunicação e marketing. Junto com a Unica, participam do projeto as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive, além dos sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.