As usinas do Centro-Sul produziram 18,18 bilhões de litros de álcool até meados de novembro, um crescimento de 9,74% em relação ao mesmo período do ano passado, na safra 2006/07, quando foram produzidos 15,09 bilhões de litros.
Segundo relatório de acompanhamento da Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar, o crescimento ficou por conta do volume de produção de etanol hidratado, usado nos veículos movidos a álcool e bi-combustível.
Este ano, até o dia 16 de novembro, a produção de hidratado chegou a 11,25 bilhões de litros, um aumento de 40,25% em relação aos 8,02 bilhões de litros produzidos na safra passada. Já a produção de álcool anidro, que é misturado à gasolina, caiu de 7,06 bilhão de litros, para ,92 bilhão de litros, redução de 1,99%.
De acordo com a Unica, 54,7% da moagem de cana na safra 2007/08 foi destinada à produção de álcool. No ciclo passado, a produção foi de 50,01%. Já a produção de açúcar chegou a 24,66 milhões de toneladas, uma queda 0,56% frente às 24,80 milhões de toneladas produzidas no mesmo período do ano passado.