A Unica (União das Agroindústrias Canavieiras do Estado de São Paulo) aumentou sua estimativa de produção para a safra 2004/05. Segundo Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica, a safra pode ficar entre 225 milhões a 330 milhões de toneladas, acima dos 320 milhões de toneladas de ana previstas anteriormente. Na safra passada, a 2003/04, o Centro-Sul processou 299,4 milhões de toneladas de cana.
O clima quente tem ajudado a acelerar a colheita de cana no país. A
expectativa é de que não fique cana em pé nos canaviais, com exceção de algumas regiões do país, como a do Paraná, por conta das chuvas.
Até a primeira quinzena de setembro, 65% da safra de cana já foi moída.
No Nordeste do país, a expectativa é de que a colheita atinja até
63 milhões de toneladas. No Brasil, a previsão é de que a colheita atinja até 388 milhões de toneladas, com aumento de 8,4% sobre a safra anterior.
As exportações de açúcar no Centro-Sul deverão ficar em 14 milhões de toneladas. No Brasil, os embarques podem atingir 16,5 milhões de toneladas.
Para Plínio Nastari, presidente da Datagro, a produção de cana no Centro-Sul está estimada em 326 milhões de toneladas de cana. As exportações de álcool devem oscilar de 1,9 bilhão a 2,2 bilhões de litros.