Mercado

Unica inicia campanha associando etanol à sustentabilidade

A Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) anunciou ontem, dia 12 de agosto, que dará início a uma campanha que vai associar o etanol a atitudes sustentáveis, como o plantio de árvores ou a reciclagem de lixo. A campanha, desenvolvida pela agência de publicidade Talent, começará a ser veiculada partir do dia 18 de agosto.

A idéia é facilitar o entendimento sobre a importância do etanol brasileiro, que vai além da vantagem de preço em comparação com a gasolina, e passa pelos benefícios ambientais.

Segundo a Unica, a estratégia é mostrar que a opção pela utilização do etanol como combustível é uma escolha simples, que pode ser feita no dia-a-dia e que traz resultados tão positivos quanto outras ações sustentáveis. A comunicação reforça que, além de ser uma energia limpa e renovável, o etanol aumenta o rendimento dos veículos.

A campanha é composta por um filme, anúncios, spots, ações de internet e uma cartilha que, de forma prática, objetiva e bem-humorada, aborda os benefícios do produto para o usuário e para o meio ambiente (para assistir ao filme, ver os anúncios e ouvir os spots de rádio.

Com a assinatura “Etanol: uma atitude inteligente”, a campanha terá veiculação nos principais mercados nacionais.

Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Unica mostra que o consumidor brasileiro prefere usar apenas um tipo de combustível em seu veículo. Desse total, 78% preferem o etanol. Essa pesquisa foi realizada em 2007 nas principais capitais das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Já os consumidores que alternam combustíveis totalizaram 26% dos pesquisados, contra 25% na pesquisa anterior, enquanto o percentual daqueles que misturam chegou a 12%, contra 18% em 2006. A opção pelo etanol prevalece em todos os grupos de consumidores. Entre aqueles que alternam combustível no tanque do carro, o etanol é preferido por 56% dos consumidores, enquanto entre os pesquisados que disseram misturar combustíveis, o etanol ganha a preferência de 64%.