
Segundo dados da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a qualidade da matéria-prima deve chegar a 136,70 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar na safra 2013/14, índice 0,83% superior aos 135,57 kg registrados no ciclo passado.
A entidade, que junto a Orplana – Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil – forma o Consecana SP – Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de S. Paulo, estima ainda que à quantidade de produtos totais obtidos a partir da cana processada seja 11,59% superior em relação a anterior, alcançando 80,60 milhões de toneladas de ATR.
Ainda segundo a entidade, este crescimento é decorrência do incremento de matéria-prima a ser processada e do maior teor de açúcares na planta. “No último ano, o período chuvoso se prolongou até o início de junho. Nesta safra, a expectativa é de que isso não se repita, viabilizando um aumento na concentração de açúcares na planta durante esse período”, explica Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.
Na tabela abaixo, os valores indicam os preços médios voltados ao ATR de SP.