A Unica (União das Indústrias da Cana-de-Açúcar) anunciou que vai investir em duas campanhas publicitárias, uma dirigida ao público europeu, outra voltada para o consumidor nos Estados Unidos, para divulgar o etanol brasileiro.
A campanha publicitária que será realizada na União Européia terá como enfoque principal a sustentabilidade do etanol à base de cana. Nos Estados Unidos, o alvo é a tarifa de US$0,54 por galão imposta pelo governo americano ao etanol brasileiro importado.
Lançada em junho, a campanha européia se concentra no jornal semanal European Voice, pertencente ao mesmo grupo da revista The Economist e com grande penetração nos meios políticos de Bruxelas, sede administrativa da União Européia.
Já a campanha nos Estados Unidos se concentra no feriado de 4 de julho, quando se comemora a independência americana. A campanha questiona a tarifa de US$0,54 sobre o etanol brasileiro importado pelos Estados Unidos, e defende que sem a tarifa, o etanol de cana produzido no Brasil poderia estar contribuindo para reduzir o preço da gasolina nos Estados Unidos.
A campanha americana utiliza três jornais, 55 emissoras de rádio e sites da internet nos estados da Califórnia e da Flórida, e na capital, Washington.
No ano passado, a Unica fez campanha publicitária no Brasil com o objetivo de divulgar o álcool combustível como alternativa mais econômica e energia limpa.