Mercado

Unesp promove seminário sobre impurezas da cana

A Unesp de Jaboticabal, SP, promove, dias 19 e 20 de agosto, a partir das 9h, no Centro de Convenções da FCAV, uma série de palestras sobre impurezas da matéria-prima para sucroenergia, sob coordenação da professora Márcia Rossini Mutton.

No primeiro módulo, o representante da Canaoeste, Oswaldo Alonso, vai falar sobre o conceito, natureza, classificação e origem das impurezas vegetais e minerais da cana. A quantificação das impurezas, metodologia e seus objetivos, serão assuntos abordados por Márcia Rossini, da Unesp.

À tarde, no segundo bloco do Módulo I, o especialista da usina São João, Humberto Carrara, tratará dos sistemas de produção e colheita da cana. Em seguida, Victorio Furlani Neto, da Qualimec, falará sobre treinamento em colheita manual e mecanizada da cana limpa. Um case sobre o assunto será apresentado por Ivan de Almeida, da C.E. Moreno.

No segundo dia do evento, o representante do grupo Cosan, Paulo Tarso Delfini, falará sobre lavagem da cana e as legislações vigentes, impactos ambientais, consumo e custos da água, impactos da matéria-prima, capacidade de moagem e extração de açúcar.

Em seguida, Jaime Bassinello, da Usina Guaíra, vai abordar a limpeza a seco, porcentagem de eliminação de impurezas, impactos na qualidade da cana na recepção e após a limpeza, além da capacidade de moagem, extração de açúcar e influência em processos e equipamentos.

No penúltimo bloco do Módulo II, José Paulo Stupiello, da Stab, falará sobre os impactos das impurezas vegetais e minerais em processos de produção de açúcar e etanol. E seguida, para encerrar o evento, Luiz Paulo Santana, do Grupo Equipav, vai falar sobre os impactos das impurezas vegetais nos processos de cogeração de bioenerga.