Mercado

Umoe Bioenergy inicia bioeletricidade antes do previsto

Dois anos antes do previsto, a Unidade Termelétrica da Umoe Bioenergy, localizada em Sandovalina (SP), iniciou a geração de energia elétrica no dia 30 de maio último. Segundo o gerente em bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar Souza, esse exemplo mostra que a bioeletricidade pode ser considerada a fonte que mais rapidamente consegue alavancar novos projetos. Oprazo total para conclusão do projeto, até o início da geração de energia, foi de apenas 14 meses.“Isto é muito positivo para a segurança energética do sistema, pela rapidez e confiabilidade que essa energia apresenta”, complementa.

Gil Mesquita, gerente de bioeletricidade da Umoe Bioenergy, ressaltou a importância do resultado obtido pela empresa como demonstração da força da bioeletricidade para implementar projetos em curto espaço de tempo. “A Umoe vendeu no leilão para iniciar a entrega em 2014, e estamos antecipando em dois anos a entrada em operação, contribuindo para o suprimento de energia no país.O BNDES concedeu um financiamento de longo prazo para o empreendimento. Isto garantiu a viabilidade da operação, pois o financiamento de longo prazo é essencial para projetos que se caracterizam como investimento dessa natureza,” concluiu.

A Umoe Bioenergy, tem uma planta industrial com capacidade de moagem de 2,6 milhões de toneladas/safra. Parte da energia a ser produzida pela usina foi comercializada no 12º Leilão de Energia Nova, ocorrido no ano passado. A energia total comercializada naquele leilão foi de 17,3 MW médios, energia capaz de abastecer o equivalente a 340 mil pessoas durante o ano. (Fonte: Unica)

img2136