Mercado

UE reduz meta para uso de biocombustíveis

Um comitê do Parlamento Europeu votou na quinta-feira, dia 11, pela redução na meta de uso de biocombustíveis no transporte terrestre até 2020 na União Européia (UE). A decisão poderá reduzir as exportações brasileiras de etanol para o bloco.

A UE aprovou meta de 10% de utilização de etanol e biodiesel, no ano passado, para combater as emissões de gases do efeito estufa. A votação fixou uma meta intermediária de 5% no uso de energia renovável até 2015 no transporte terrestre europeu. No total, 80% viriam de biocombustíveis de primeira geração, como é o caso do etanol brasileiro, e 20% de eletricidade (carro elétrico), hidrogênio renovável ou biocombustíveis de segunda geraçãogases de efeito-estufa.

Em 2020, seria alcançada a meta de 10%, dos quais 40% teriam que vir de eletricidade renovável e biocarburante de segunda geração, cortando o espaço para o etanol brasileiro e outros combustíveis derivados de produtos vegetais

O ponto que causa maior confronto entre o Parlamento e o Conselho Europeu, é sobre a redução da meta de uso de biocombustível de 10% para 6%.