Mercado

UE planeja quota de importação de açúcar para indústria química

A Comissão Européia planeja abrir uma licitação para importar cerca de 200 mil toneladas de açúcar para uso pela indústria química, afirmou a comissária de agricultura da UE na terça-feira.

A proposta seria apresentada na quinta-feira ao comitê de gerenciamento de açúcar da UE, composto por especialistas na área de açúcar dos países-membros do bloco, além da comissão, afirmou ela.

O volume exato, livre de imposto de importação, seria discutido pelo comitê mas algo próximo a 200 mil toneladas parece necessário, disse a comissária, Mariann Fischer Boel, numa entrevista coletiva após encontro de ministros.

Se aprovada pelo comitê, a licitação valeria por um período limitado até o fim do atual ano comercial, disse Fischer Boel aos ministros, segundo fontes presentes no encontro.

O atual ano-safra da UE acabará em setembro de 2007, um período de 15 meses devido ao que foi acordado na reforma do regime açucareiro, que o ano comercial do bloco passaria a ser contabilizado de outubro a setembro. Até agora, o ano ia de julho a junho.

Em novembro, Fischer Boel afirmou que não hesitaria em propor uma licitação para importação para a indústria química se não tivesse oferta suficiente com preços no nível internacional, como previsto na reforma.

“Aparentemente temos um excedente de produção, mas a indústria farmacêutica não pôde encontrar açúcar suficiente fora da quota’, disse ela na coletiva. “Precisamos ter certeza que a nossa indústria tem açúcar disponível suficiente a preços do mercado internacional.’