Mercado

UE não alcançou meta de consumo de biocombustíveis em 2005

O consumo de biocombustível na União Européia (UE) correspondeu a apenas 1,2% da demanda por combustíveis no bloco em 2005, segundo Paul Hodson, o diretor geral de energia e transporte da Comissão Européia, órgão executivo da UE. Os dados são preliminares porque os países do bloco têm até julho para divulgar os números do consumo de biocombustíveis.

Falando durante conferência sobre o setor de açúcar, promovida em Bruxelas pela consultoria F.O. Licht, ele disse que o consumo em 2005 ficou abaixo da meta de 2% estipulada pela UE. Até 2010 5,75% de todo o combustível consumido pelos 25 países do bloco deverá ser de fontes renováveis. A Comissão Européia quer 8% até 2015.

Hodson revelou que até agora apenas metade dos países-membro da UE anunciaram a intenção de alcançar a meta de 5,75% até 2010. Outros estipularam objetivos abaixo deste percentual. A UE deve revisar sua política para os biocombustíveis a partir de julho e um relatório sobre o assunto deve ser publicado no final do ano. As informações são da Dow Jones.