
A União Europeia e o Banco ABC de Botswana vão financiar um projeto de apoio ao desenvolvimento de pequenos produtores de cana em Moçambique.

O projeto também irá tornar possível para a fábrica de açúcar de Xinavane atingir sua capacidade total, abastecida pela cana produzida por membros dessas associações.
A UE fornecerá uma subvenção de 1,54 milhões de euros, enquanto o Banco ABC fará aos agricultores um empréstimo de 2,37 milhões de euros. Os agricultores vão pagar o empréstimo com as vendas de sua cana-de-açúcar para Tongaat Hulett — o acionista majoritário na empresa de açúcar de Xinavane.
A cana foi plantada na área do projeto no ano passado e as primeiras colheitas são esperadas até o final deste mês.
De acordo com o diretor do projeto, Sancho Cumbe, a expectativa é de que a oferta de cana para a fábrica Tongaat-Hulett Xinavane aumente, e seja criado na área um novo setor agrícola de pequena escala, sustentável e viável, gerando um aumento substancial do emprego rural .
Xinavane moeu 202.000 toneladas de cana em 2014-15.
Tongaat Hulett-é o maior empregador do setor privado em Moçambique, empregando 17.000 pessoas em momentos de pico de produção em suas duas plantações e usinas. Isso é mais do que a metade do número total (30.000) dos trabalhadores do setor açucareiro no país.