Práticas culturais de soca oriunda da cana cortada exclusivamente crua. Este será o assunto da primeira aula do Curso Agrícola 2009, promovido pela Udop em parceria com a BioSul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul). A palestra inaugural será no dia 29 de abril, das 9h às 17h, no Senai de Dourados, MS.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo José Tadeu Coleti falará sobre trato cultural direto, dimensionamento da compactação em soca de cana crua, controle de tráfego e canteirização. A importância da inter-relação, a fertilidade e biologia do solo e o controle da planta daninha com manejo da palha e herbicidas também serão assuntos abordados.
A iniciativa da Udop e da BioSul tem como objetivo ajudar os participantes do curso a identificar as oportunidades de reduzir custos e tornar mais econômica a condução da lavoura canavieira, revendo paradigmas no manejo da cultura sob o cenário de cana crua.
O curso é direcionado a diretores, gerentes, supervisores agrícolas, automotivos e de motomecanização, engenheiros agrônomos, agrícolas, mecânicos e técnicos agrícolas de empresas produtoras de bioenergia, associações e fornecedores de cana-de-açúcar.
A primeira aula do Curso Agrícola 2009 também será realizada em Rio Verde, GO, dia 12 de maio. As inscrições podem ser feitas no site www.udop.com.br, até o dia 24 de abril, para Dourados, e até dia 7 de maio, para Rio Verde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 2103-0528 ou pelo e-mail [email protected]. As informações são da Udop.