Mercado

Transgênicos racham o governo

A legalização dos organismos geneticamente modificados (OGMs) provocou uma ruptura no governo Lula. De um lado, aqueles que são contra os transgênicos, de outros os que são a favor. Nos dois primeiros rounds da disputa, ganhou a pró-transgenia. A batalha final será no Congresso Nacional.

Em março passado, o governo publicou uma Medida Provisória que autorizava a comercialização da safra de soja plantada com semente transgênica contrabandeada da Argentina. Agora em setembro, na iminência do plantio da nova safra, mais uma vez o governo autorizou o uso da planta modificada geneticamente, fruto do contrabando. No semestre passado, como agora, alega-se que a decisão final será no Congresso Nacional.

O ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse que o governo envia em outubro o projeto de lei que regulamenta a questão. Segundo ele, o governo só editou a Medida Provisória da soja transgênica porque conta com o respaldo de um estudo da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A pesquisa da CTNBio garantiria que o produto não causaria mal à saúde humana nem ao meio ambiente.

Até o envio do projeto definitivo ao Congresso Nacional, segue o mal estar no governo.

Confira matéria completa na edição de outubro do JornalCana.

Banner Evento Mobile