Mercado

Transferência de metal pesado no sistema solo-cana sob adubação de composto de lixo urbano enriquecido: estudos e vasos

A utilização do composto de lixo urbano (CL) na agricultura constitui a alternativa de maior viabilidade técnico-científica-econômica, pois são fontes de nutrientes e matéria orgânica, mas seu uso deve ser orientado tecnicamente, pois contém metais pesados os quais podem se acumular nos alimentos.

Assim, buscou-se suprir a deficiência de conhecimento relativo a passagem dos metais pesados no sistema solo-cana (Cádmio-Cd, Cobre-Cu, Zinco-Zn, Níquel-Ni e Chumbo-Pb), estudando-se 4 solos (Latossolo Vermelho-Amarelo, Podzólico Vermelho-Amarelo, Brunizem e Palnossolo) incubados com CL enriquecido com metais.

Foi feito um estudo para conhecimento da dependência existente entre as partes do sistema e foram construídos 2 tipos de modelos de regressão linear para explicar a passagem dos metais pelos compartimentos solo-raiz parte aérea da cana-de-açúcar. Observou-se que o Cd necessita de maior atenção quando usa o CL, em razão de sua alta mobilidade na planta, assim como nos diferentes solos.

Variações nos teores de óxido de ferro tiveram grande influência na disponibilidade de Cu e Pb, e variações nos teores de argila tiveram grnade influência na absorção de Cd, e as maiores concentrações de metais absorvidos nas raízes foram encontradas em plantas cultivadas em solos PL (baixo poder tampão). (Revista STAB)

Banner Evento Mobile