Mercado

Trajetória de Oscar Figueiredo valorizou pessoas e união do setor

Os princípios básicos do empresário Oscar Figueiredo consolidaram o foco do Grupo Alto Alegre no homem, ou seja, nos esforços voltados para o desenvolvimento do ser humano, educando-o, treinando-o e, no ambiente de trabalho, ajudando-o no autoconhecimento e no crescimento pessoal. No setor sucroalcooleiro, sempre foi um árduo defensor do livre mercado, profissionalizado e união de iniciativas e interesses entre os empresários da agroindústria canavieira.

A trajetória do empresário, falecido em Presidente Prudente (SP), no dia 19 de agosto deste ano, e sua ligação com o setor tiveram início em 1961, quando se formou engenheiro agrônomo pela Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo, campus de Piracicaba).

Sua vida empresarial como acionista e executivo do Grupo Alto Alegre foi marcada pelo trabalho como diretor-superintendente da Usina Alto Alegre, que compreende duas unidades produtoras: Unidade Junqueira (fundada em 1.978 no município de Colorado – PR) e a Unidade Floresta (fundada em 1.983 no município de Presidente Prudente – SP). E ainda como diretor-residente da Usina Alta Mogiana (fundada em 1.984 no município de São Joaquim da Barra – SP).

A dedicação como liderança do setor sucroalcooleiro pode ser confirmada por sua passagem pela presidência do Sifaesp (Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo), e ainda como conselheiro de entidade como a Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), Siaesp (Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de São Paulo), Alcopar (Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná), SIALPAR (Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado do Paraná) e Siapar (Sindicato da Indústria de Açúcar do Estado do Paraná).