A americana General Motors Corp. e sua rival japonesa Toyota Motor Corp. negociam um acordo de compartilhamento de tecnologia capaz de permitirlhes oferecer uma gama maior de veículos híbridos, movidos a gasolina e eletricidade, mais rápido do que se trabalhassem separadamente, segundo pessoas a par do assunto.
Os detalhes da negociação continuam nebulosos. O presidente da GM, Rick Wagoner, deve se reunir este mês no Japão com diretores da Toyota. A negociação ocorre quando a GM enfrenta uma crise, em parte porque a Toyota e outras montadoras de fora dos Estados Unidos tomaram parte de suas vendas. O presidente do conselho da Toyota, Hiroshi Okuda, recentemente disse a repórteres em Tóquio que as montadoras de Detroit precisavam de “espaço para respirar” e acrescentou que a Toyota poderia tentar ajudar compartilhando tecnologia.
A GM é a maior do mundo em termos de produção, e a Toyota tem alardeado planos de ultrapassá- la até o fim da década. A colaboração, se levada adiante, daria à GM acesso à tecnologia do compacto Prius, da Toyota, movido a gasolina e eletricidade, e a um sistema idealizado para carros maiores como o Lexus RX 330, um intermediário entre o utilitário esportivo e o carro de passeio.
A GM pode oferecer à Toyota o acesso a sua tecnologia conhecida como híbrido de dupla função, que ela desenvolve para utilizar na próxima geração de utilitários esportivos e outros veículos a partir de 2007.