Mercado

Toshiba cria a menor célula de energia do mundo

O dispositivo, ainda em fase de prótipo, foi desenhado para ser usado em pequenos aparelhos eletrônicos tais como tocadores de MP3 e fones de ouvido sem fio.

A célula de metanol direto (DMFC) mede 22mm por 56mm e 9.1mm de espessura, incluindo o tanque de combustível, e pesa apenas 8,5 gramas, mesmo cheia. De acordo com a empresa, a DMFC pode gerar 100 milliwatts de energia por até 20 horas, com apenas 2ml de metanol. A Toshiba garante que reabastecer a célula será fácil.

O campo de células de energia é promissor, mas ainda carece de produtos comercialmente viáveis. No entanto, a Toshiba espera que sua nova mini-célula já esteja dentro de produtos eletrônicos em 2005.

Uma célula de energia movida à metanol gera energia por meio de uma reação química entre o combustível diluído e o oxigênio do ar, cada um de um lado da célula. Quando eles entram em contato com uma membrana permeável, íons de hidrogênio fluem do lado do metanol para o oxigêncio, que por sua vez conduz elétrons por um circuito conectando os dois lados da célula. O metanol e o oxigênio são convertidos em dióxido de carbono e água.

A própria Toshiba já havia mostrado outro protótipo de célula, capaz de gerar 1 watt de energia, mas ela era bem maior, tinha 100mm por 60mm e 30mm de espessura.