Mercado

Tocantins é o único estado da região Norte beneficiado com zoneamento da cana

O Tocantins é o único Estado da Região Norte beneficiado com o zoneamento da cana-de-açúcar. A publicação é um reforço às políticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas no Tocantins. O estudo, que foi divulgado, no início do mês de outubro, pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento viabilizará o avanço da produção de açúcar e biocombustível no Estado.

O Zoneamento Agroecológico é de fundamental importância para os produtores rurais quanto às orientações de áreas consideradas aptas ao plantio da cultura da cana. As áreas indicadas foram baseadas em técnicas de processamento digital, avaliando o potencial das terras para a produção da cana em regime de sequeiro (sem irrigação plena). No qual foram avaliadas as características físicas, químicas e mineralógicas dos solos.

Os principais indicadores na elaboração do mapeamento foram à vulnerabilidade das terras, os riscos climáticos, o potencial de produção agrícola sustentável e a legislação ambiental vigente.

Segundo o coordenador de agroenergia da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Viera, o zoneamento traz o suporte necessário para o reforço da produção canavieira no Tocantins. “Com o zoneamento, o produtor garante um plantio com segurança, sabendo dos locais indicados para o plantio da cana”, enfatizou.

As estimativas obtidas demonstram que em todo país dispõe de cerca de 64,7 milhões de há de áreas aptas à expansão do cultivo da cana, sendo que destes 19,3 milhões de alto potencial produtivo. O Tocantins foi contemplando com uma área de 1,14 milhão de terras distribuídas em 103 municípios tocantinenses. Vieira destacou, ainda, que essas medidas referem-se somente ao plantio em áreas abertas, onde cultiva pastagens e/ou lavouras. Atualmente o Estado ocupa uma área em torno de 10 mil hectares de cana plantada. Vieira destacou, ainda, que essas medidas referem-se somente ao plantio em áreas abertas, onde cultiva pastagens e/ou lavouras.

Os resultados com os locais indicados estão disponíveis em mapas no site – www.agricultura.gov.br- em (PDF) para consulta via visualizador Web e, tabelas com estimativas de áreas aptas à produção de cana-de-açúcar por município e tipo de uso da terra.