A Timken do Brasil, subsidiária da norte-americana Timken Company, especializada na tecnologia para o gerenciamento de atrito e transmissão de potência, participa da Fenasucro – XIV Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira – com sua linha completa de rolamentos e com os produtos Permatex para manutenção e montagem.
Um dos produtos que a Timken do Brasil traz ao evento é a linha de rolamentos autocompensadores de rolos. Os produtos são importados das fábricas da empresa nos EUA, Europa e Ásia e são indicados para diversas aplicações em setores como açúcar & álcool, papel & celulose, mineração, siderurgia, cimento e petróleo & gás.
Maior tolerância ao desalinhamento. O rolamento autocompensador de rolos é utilizado em mancais de máquinas e equipamentos onde há a possibilidade de haver o desalinhamento no acoplamento dos seus respectivos eixos de ligação, quando em funcionamento. O produto tolera mais desalinhamentos que os demais modelos, assegurando o correto funcionamento dos acoplamentos e ampliando a vida útil e a operação das máquinas. Os rolamentos autocompensadores de rolos vendidos no Brasil são produzidos e desenvolvidos em conjunto por alguns dos centros de desenvolvimento de tecnologia da empresa espalhados pelo mundo.
Os produtos integram a gama de rolamentos vendidos pela Timken, que engloba todos os tipos em uso no mercado: cônicos, de agulha, esferas e cilíndricos, além dos autocompensadores de rolos. A marca registrada de todos eles é a qualidade Timken em manufatura, com produção própria de aços especiais; e desenvolvimento tecnológico, que conta com o apoio e trabalho contínuo em 10 centros de pesquisa localizados nos EUA, Europa e Ásia. Isso permite a Timken oferecer um leque de aplicações com mais de 40 mil combinações.
No segmento de açúcar e álcool, a companhia marca presença também com os produtos da linha Permatex. A Timken tem a distribuição exclusiva para o Brasil, desde dezembro de 2004, e os produtos são travadores de roscas de média e alta resistência à desmontagem, fixadores anaeróbicos para montagem de componentes cilíndricos (como buchas, polias e rolamentos), trava-roscas, elimina-juntas e silicones especiais.
As aplicações dos produtos Permatex atendem aos três níveis de resistência: baixa, média e alta. “A escolha do produto certo para as máquinas aumenta a vida útil do equipamento. Uma boa manutenção acaba adiando o custo de aquisição de uma nova máquina”, afirma Flávio Libonati, gerente de Vendas Reposição (Automotivo e Industrial) da Timken. Os produtos Permatex são usados em bombas, redutores (vedação de flanges), tubulações (vedação de roscas), válvulas (lubrificante anti-engripante) e flanges (vedação de juntas).
Embalagens econômicas. Outro ponto a favor da linha Permatex é a embalagem: os produtos são envasados em maior quantidade. O Ultra Copper, silicone para vedação anaeróbica usado em manutenção de bombas hidráulicas, por exemplo, é comercializado em embalagens de 85 gramas, contra 55 gramas vendidos pela concorrência. Mais produto por unidade representa economia porque reduz o volume de compras. O portfolio Permatex se completa com o Fast Orange, produto biodegradável usado na remoção de sujeira pesada, entre outros.
A Timken atua na área de remanufatura de rolamentos industriais de grandes dimensões com a joint-venture BT Bardella Timken, constituída em 2002 e que faz parte de uma rede de nove centros industriais da companhia espalhados nos cinco continentes. A rede presta serviços para os principais setores industriais na área de remanufatura de rolamentos.
Operação recente. A remanufatura de rolamentos industriais é uma operação recente no Brasil e tem atraído a atenção das grandes empresas dos setores de siderurgia, com ênfase nos processos de laminação, bem como papel e celulose, mineração, óleo e gás. A carteira de clientes inclui nomes como CSN, Usiminas, Cosipa, Novelis, CST e CVRD.
Uma das razões é a relação custo/benefício proporcionado pelo serviço. A remanufatura de um rolamento pode custar de 30% a 80% menos do que a peça nova. O prazo de execução do serviço é outro fator a favor. Enquanto o mercado internacional opera com prazos de até 12 meses para entrega da peça nova, a BT leva de uma semana a três meses.
A Timken põe o mundo em movimento com inovações que fazem os produtos de seus clientes girar com mais eficiência, mais suavidade e mais rapidez. Os rolamentos, aços-liga e serviços relacionados de alta tecnologia Timken estão em toda parte — em terra, no mar e no espaço. Com operações em 27 países, vendas de US$ 5,2 bilhões em 2005 e 27 mil funcionários, a Timken está presente em todo movimento para elevar o desempenho.
No Brasil, a Timken está presente desde 1944, possui três unidades industriais, duas joint-ventures e emprega cerca de 1 mil funcionários A Timken do Brasil acredita que é fundamental participar do desenvolvimento das pessoas, como forma de contribuir para o progresso das nações.