
A Timbro, maior plataforma de comércio exterior do Brasil, apresentou avanços significativos em sua agenda ESG em 2024. O novo Relatório de Sustentabilidade aponta que as políticas de Direitos Humanos e Sustentabilidade vêm sendo plenamente implementadas em todas as unidades.
A empresa iniciou a compra de I-RECs para compensar emissões de Escopo 2 e avançou em estudos para uso de energia 100% renovável em suas operações. Esses mecanismos são complementados por ações contínuas de gestão de risco, reputação e compliance, temas centrais da Matriz de Materialidade da companhia (GRI 2-3), composta por 11 dimensões prioritárias nas frentes ambiental, social e de governança.
No campo ambiental, o relatório registra progressos concretos na gestão de resíduos e emissões. Em 2024, a Timbro reduziu em 30% o volume de resíduos gerados em relação a 2023. Também houve avanço na compensação ambiental, com o percentual de volume compensado passando de 30% em 2023 para 32% em 2024, além de R$ 15 mil investidos em compensação no último ano. As iniciativas ambientais também beneficiaram oito operadores de reciclagem em seis estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Paraná.
A Timbro consolidou o plano de gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE), mantendo inventário anual abrangendo os escopos 1, 2 e 3. A empresa manteve o selo IBD Organic para todo o volume de açúcar mascavo comercializado e reafirmou as certificações Rainforest Alliance e 4C, voltadas à produção sustentável de café e à conformidade socioambiental de suas cadeias globais.
O documento também destaca que 65% dos processos internos foram automatizados, com os colaboradores capacitados em cibersegurança, reforçando a cultura digital e a resiliência operacional.
Declarações da Diretora Jurídica
“Para a Timbro, a agenda ESG é indissociável de uma governança robusta e de um compliance rigoroso. São esses pilares que garantem a integridade de nossas operações, a gestão eficaz de riscos e a transparência necessária para que nossos avanços em sustentabilidade, do I-REC à diversidade, sejam sólidos e confiáveis. É a base para um crescimento que gera valor real e duradouro”, afirma Ana Amélia Tormin, Diretora Jurídica, de Compliance e CSO da Timbro.
A companhia fortaleceu, ainda, o Comitê de Governança e Gestão, responsável por supervisionar impactos econômicos, ambientais e sociais. Dentro deste processo, a empresa atingiu 71% de participação dos colaboradores nos treinamentos de compliance. “A nossa agenda ESG está diretamente ligada ao futuro dos negócios e à responsabilidade com a sociedade. Sustentabilidade, diversidade e governança ética não são mais diferenciais, mas pilares de competitividade. Entendemos que só é possível crescer quando se gera valor econômico aliado ao impacto positivo no planeta e nas pessoas”, ressalta a executiva.
Pilar Social e Impacto nas Comunidades
No pilar social, a empresa registrou um crescimento de 15% na representatividade feminina em cargos de liderança, passando de 26% em 2023 para 30% em 2024, além de 52% de mulheres no quadro total de colaboradores. A Timbro também ampliou programas de diversidade, inclusão e ética corporativa, com capacitação dos times em parceria com o Pacto Global da ONU, do qual é signatária. O impacto social cresceu a partir de ações estruturadas em comunidades: mais de 650 pessoas foram beneficiadas por iniciativas de voluntariado, patrocínios culturais e esportivos, reforçando o compromisso da empresa com desenvolvimento humano e geração de oportunidades.
O relatório apresenta os principais indicadores da companhia entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, elaborado em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), referência internacional na padronização de relatórios de sustentabilidade, e validado pelo Board Director da Timbro. As demonstrações financeiras foram auditadas pela BDO RCS Auditores Associados, assegurando transparência e credibilidade às informações.
Timbro
Com 15 anos de atuação, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica operações complexas, oferecendo soluções completas para clientes e parceiros. A companhia atua na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos por encomenda ou por conta e ordem, na distribuição de produtos e em serviços financeiros ligados ao comércio exterior. Com escritórios no Brasil e no exterior, a Timbro conta com mais de 460 colaboradores.