Mercado

Tecnologia permite redução de 96% da emissão de poluentes durante manuseio e transporte de materiais químicos

Uma nova tecnologia, desenvolvida pela União Engenharia em parceria com a Universidade de Campinas — Unicamp permite a eliminação de 96% da poluição atmosférica provocada pela formação de vapores durante as atividades de transferência e estocagem de líquidos. O sistema já está sendo implantado pela União Engenharia no terminal de Santos (SP) nas empresas União Terminais, Vopak e Stolthaven e será apresentado para empresas dos diversos ramos de atividade (petróleo, química, tintas, gráfica, terminais portuários, distribuidoras, etc) amanhã quinta-feira, 15 de agosto, às 14 horas, no auditório da Escola de Extensão, Pró-Reitoria de Extensão, Unicamp, em Campinas (SP).

Segundo os autores do projeto, a transferência destes líquidos combus­tí­veis dos caminhões, vagões ou navios para os tanques dos terminais, distribuidoras, postos de combustível e vice-versa, provoca a evaporação de gases poluentes. Este novo sistema de controle atmosférico interliga o escape de gases produzidos no processo, por meio de tubulações, até o incinerador, onde ocorre a combustão. “A função deste sistema é evitar que os gases prejudiciais ao meio ambiente atinjam a atmosfera e impedir a liberação dos radicais livres existentes nos compostos orgânicos voláteis (gasolina, álcool, diesel, acetona, etc), que afetam a saúde humana”, simplifica o diretor da União Engenharia Eraldo Zamai de Godoy.

“Destruindo esses gases antes da chegada à atmosfera, solucionamos os problemas de passivo ambiental gasoso enfrentado pelas empresas”, acrescenta o gerente técnico da União Engenharia, João Carlos Rosa.