Mercado

Tecnologia faz motor a álcool ter melhor desempenho

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos desenvolveram uma nova alternativa à gasolina. Trata-se do motor a álcool pré-vaporizado, que permite um rendimento superior aos carros movidos a gasolina e a álcool convencional.

A coordenação da pesquisa é de Romeu Corsini, superintendente do Centro de Pesquisa da USP São Carlos. A solução trará maior independência ao País em relação ao petróleo.

De acordo com os testes realizados pela instituição, o veículo modelo Monza, ao utilizar o álcool pré-vaporizado, percorreu 16 km com um litro de combustível, enquanto o motor a gasolina, 12 km e o a álcool comum, 10,5 km.

Para obter esse resultado, foi criado um equipamento inédito, denominado estequiômetro, que substitui o antigo carburador. Esse sistema recebe o álcool do tanque e o vaporiza antes de chegar à câmara de combustão. Com isso, é possível obter a combustão completa do combustível, aumentando assim o rendimento do motor do veículo.

No sistema convencional, o álcool chega à câmara de combustão na forma líquida, o que prejudica o desempenho. A gasolina é formada por 20 tipos de combustíveis, e por isso tem diferentes fases de combustão, que variam de 20° C a 200 ° C. O consumidor paga 100% da gasolina, e utiliza apenas 26%. Por haver diferentes temperaturas de combustão, apenas uma parte é vaporizada e aproveitada. O restante não vaporiza.

Já o álcool tem apenas uma única temperatura de combustão: 78,3°C. O álcool, ao chegar nessa temperatura, é completamente vaporizado, e ao ser misturado com o ar, entra na câmara de combustão, e então a combustão é completa. Além do maior rendimento, o álcool não polui o meio ambiente. Cada carro a álcool despolui três carros a gasolina.

O protótipo do estequiômetro está sendo finalizado, mas ainda não há parceria com empresas para produção industrial. Os pesquisadores estão encaminhando uma carta ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, para que haja incentivo do governo para a indústria do álcool no Brasil.

Banner Evento Mobile