Mercado

Técnicas preditivas auxiliam na prevenção de paradas e quebras

Através da adoção de técnicas preditivas, é possível antecipadamente detectar e diagnosticar defeitos em desenvolvimento nos equipamentos industriais antes da quebra destes, propiciando a programação pontual das intervenções de manutenção. Esta é a conclusão de Anderson Andrade Trigo, sócio gerente da Spectra, especialista em monitoramento e diagnóstico de defeitos em máquinas rotativas.

Este assunto também é parte do curso de análise de vibração que será realizado pelo Sinatub nos dias 1 e 2 de julho no Cenacon, em Ribeirão Preto (SP).

Trigo explica que a esta prevenção facilita a redução do estoque de peças sobressalentes e do custo da intervenção, além da eliminação das perdas de produtos provenientes de uma possível parada não-programada.

“Têm-se verificado uma redução de até 40% no volume de troca de rolamentos com a adoção da manutenção preditiva. E, por outro lado, garantindo-se a boa condição de funcionamento dos equipamentos industriais, é possível utilizar-se de toda a vida útil projetada para o equipamento”, afirma.

Trigo diz ainda que o número de quebras ou “taxa de falha” é diminuído. “Por definição, a confiabilidade é a probabilidade do equipamento funcionar. Se a taxa de falha diminui, então, garante-se a confiabilidade do equipamento. Com isto, dizemos que o equipamento fica mais tempo disponível para a produção, daí o impacto da Manutenção Preditiva no regime de produção das plantas industriais”, finaliza o especialista.

Sobre o evento: mais informações – 16 3911-1383/3911-1384, [email protected] ou www.sinatub.com.br.