Mercado

Técnica permite medir atividade das leveduras em diferentes estágios

img4048

O método tradicional de controle da fermentação na produção do etanol é a contagem de células viáveis de levedura através da observação por microscópio. Esse método é trabalhoso e é sujeito a erros tanto por parte do operador, como pela impossibilidade de se afirmar com segurança se as células tidas como viáveis são de fato produtivas.

Focando essa questão, a Nalco, empresa do Grupo Ecolab, desenvolveu um sistema fundamentalmente diverso do tradicionalmente empregado, que permite uma análise dinâmica do andamento da fermentação, entender o que está ocorrendo no processo fermentativo e assim possibilitar a realização de diagnósticos avançados e as otimizações com base em informações de desempenho real.

No Sistema Nalco YAM (Yeast Activity Monitor), enzimas produzidas pelo metabolismo celular das leveduras interagem com um reagente produzindo fluorescência, de modo que quanto maior a atividade celular, maior a fluorescência, que é detectada fluorômetro.

O teste de atividade é realizado em menos de 3 minutos o que possibilita um diagnóstico em tempo real das condições da fermentação, facilitando o controle e atuação na condução da fermentação, mesmo em situações inesperadas de problemas no processo.

Leia matéria completa na edição 226 do JornalCana.