Mercado

Syngenta lança programa Syntinela de combate contra doenças da soja

Os produtores de soja do Brasil vêm enfrentando um poderoso inimigo em suas lavouras, a ferrugem asiática. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, ela destrói a área foliar da cultura num curto período de tempo, causando a queda prematura das folhas com conseqüente redução no potencial produtivo da lavoura de soja. Além da ferrugem, as doenças de final de ciclo e o oídio constituem um complexo de doenças que pode reduzir o potencial produtivo da lavoura de soja em até 70%.

A Syngenta, líder no mercado de fungicidas para soja, desenvolveu um Programa de Controle Preventivo de Doenças da Soja. A adoção de uma estratégia de controle eficaz é fundamental para os produtores profissionais de soja, que buscam retorno crescente de seus investimentos. O programa é baseado no uso conjunto de dois fungicidas líderes de mercado: Priori, Score e também no novo lançamento PrioriXtra.

A grande vantagem do programa de controle de doenças de soja baseado na combinação do Priori, Score e PrioriXtra é a relação custo benefício que esse programa traz para o sojicultor. O produtor de soja pode utilizar-se das melhores ferramentas de controle de doenças de acordo com a sua necessidade, ou seja, adequa-se o fungicida à doença que estiver ocorrendo efetivamente na lavoura, sem desperdícios e custos desnecessários.

Programa Syntinela de monitoramento da ferrugem e outras doenças da soja

O Programa Syntinela é mais uma inovadora solução da Syngenta, na busca constante pelo controle do complexo de doenças da soja, em especial, a ferrugem asiática, que tem uma identificação difícil e uma evolução muito rápida. A doença, nem sempre dá sinais de ocorrência, fazendo com que o produtor corra o risco de perder o momento correto para o controle químico.

Mais de cem técnicos da Syngenta estão estrategicamente distribuídos para monitorar as principais áreas produtoras de soja do Brasil. Diariamente, esses técnicos visitam áreas previamente escolhidas em diferentes regiões produtoras, segmentadas de acordo com as diferentes condições climáticas.

Cada uma dessas áreas conta com uma parcela Syntinela, ou seja, uma área especialmente plantada para servir de “armadilha” para os esporos das diferentes doenças que atacam a soja, em especial a ferrugem. Os profissionais da Syngenta poderão identificar com antecedência a ocorrência das doenças nessas parcelas, antes de ocorrer o ataque à soja vizinha à parcela. Com isso, é possível realizar o controle preventivo na lavoura.

Hoje, o programa Syntinela já monitora cerca de 9 milhões de hectares de soja, em diversas regiões do país. Ciente dos problemas que o complexo de doenças pode causar às lavouras de soja e, com o intuito de evitar uma epidemia no Brasil, a Syngenta, através de parcerias com Fundações, Universidades e Cooperativas, disponibiliza informações sobre os focos da Ferrugem Asiática para os produtores.

Um exemplo disso é a parceria com a Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária (PR), que disponibiliza informações sobre os focos de doenças, coletadas através das parcelas Syntinelas pela Internet.

Para visualizar os dados, atualizados constantemente, basta que o produtor acesse o link http://www.fundacaoabc.org.br/ProjetoFerrugem/syntinela.htm, do site da Fundação ABC. Através de mapas, os focos da Ferrugem Asiática são identificados por pontos vermelhos, correspondentes às cidades onde foram registrados.

Com essas informações, através de uma estruturada rede de comunicação, a Syngenta pode alertar os produtores clientes sobre a ocorrência de doenças em cada região. Além de um call center, representantes de venda da empresa, distribuidores parceiros e outras instituições como fundações e cooperativas, são partes fundamentais para que as informações cheguem até os produtores.

O Programa Syntinela é fundamental para o Programa Preventivo de Controle de Doenças da Soja da Syngenta, baseado nos fungicidas Priori, Score e PrioriXtra, o novo lançamento da empresa. É um serviço que auxiliará na tomada de decisão para o controle químico do complexo de doenças que atacam a cultura da soja, ajudando o produtor a se prevenir e mantendo a produtividade da lavoura. A empresa prepara para a safra de soja 2004/05 uma ampliação dos serviços do Programa Syntinela para melhor atender as necessidades dos seus clientes, ajudando na sustentabilidade do negócio de soja.

A Syngenta é líder mundial do agribusiness. A empresa é líder em produtos para proteção de cultivos e ocupa a terceira posição no mercado de sementes de alto valor comercial. As vendas em 2002 foram de aproximadamente U$$6.2 bilhões. A empresa emprega cerca de 20.000 pessoas em mais de 90 países. Comprometida com a agricultura sustentável, conta com pesquisa e tecnologia inovadoras. A Syngenta está cotada nas bolsas de valores da Suíça (SYNN) e de NY (SYT).

www.syngenta.com.br