O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Setephanes, recebeu, nesta segunda-feira (28), uma delegação de 11 membros do Parlamento da União Européia (UE). A sustentabilidade do etanol, a pesquisa agropecuária, a relação entre agricultura e meio ambiente e a rastreabilidade da produção bovina foram abordadas pelos deputados europeus, pelo ministro e pela equipe técnica do Ministério da Agricultura.
Stephanes defendeu, mais uma vez, a produção brasileira de etanol e lembrou que a produção desse biocombustível é altamente sustentável, ou seja, não prejudica a produção de alimentos. “O Brasil produz etanol há 30 anos e não porque o mundo passou por uma transformação climática. Estamos usando a melhor matéria-prima para isso, a mais econômica, que é a cana-de-açúcar. Com ela, é possível produzir nove mil litros de álcool por hectare”, completou.
Representando países como Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Itália e França, os deputados vieram ao ministério para uma visita oficial, em retribuição ao convite feito pelo ministro Stephanes durante uma missão em Bruxelas (Bélgica), em outubro de 2007, quando esteve no Comissariado para a Proteção e Defesa do Consumidor da UE (DG Sanco).