“Como incentivar o uso do etanol em carros flex?”, é o desafio lançado pela Stellantis, que em parceria com o FIEMG Lab, promove a segunda edição do programa de inovação aberta, com objetivo de encontrar soluções tecnológicas para incentivar o abastecimento com etanol e quebrar os mitos relacionados à sua utilização.
“O uso do etanol, traz benefícios para o motor e pode ser financeiramente vantajoso. A preferência do consumidor pela gasolina, se deve, em grande parte, a uma cultura fortemente enraizada de uso deste combustível e à existência de diversos mitos sobre a utilização do etanol”, explica João Irineu, diretor de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul.
Outro objetivo do programa é encontrar maneiras de obter dados relacionados à escolha do consumidor quanto ao combustível, durante o abastecimento de veículos flex das marcas Stellantis.
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O FIEMG Lab é o hub de inovação aberta da indústria com startups industriais (indtechs) do Brasil. O Stellantis Challenge FIEMG Lab busca mobilizar startups para que auxiliem a empresa a fomentar a utilização do etanol a partir de uma solução tecnológica.
Uma vez validada a solução, haverá a possibilidade real de continuidade do relacionamento, seja por meio de novos testes, contratação definitiva ou escala do fornecimento. Trata-se de um trabalho em conjunto com os times de especialistas da Stellantis e do FIEMG Lab.
Os especialistas atuarão por até 12 semanas em conjunto com os times dos projetos selecionados para a execução das provas de conceito. O programa é 100% online, podendo ocorrer encontros pontuais na fase de Provas de Conceito em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro ou São Paulo.
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As propostas apresentadas pelas startups serão avaliadas entre 25 de outubro e 11 de novembro e passarão por seleção inicial pela Stellantis, para escolha de até 08 soluções que apresentem projetos com maior aderência e que serão classificadas para a próxima etapa, a de Nivelamento Técnico.
Na fase de Nivelamento Técnico, entre 14 de novembro a 9 de dezembro, as startups e spin-offs terão acesso a especialistas da Stellantis para construírem e refinarem suas propostas técnico-comerciais. Serão selecionados até quatro projetos para a próxima etapa, de contratação das soluções aprovadas para a execução das Provas de Conceito. Entre 30 de janeiro e 28 de abril de 2023 será realizada a execução de Provas de Conceito (POCs) remuneradas das soluções contratadas.
As inscrições para o Stellantis Challenge FIEMG Lab foram abertas na última segunda-feira, dia 3, e se estendem até o dia 24 deste mês.