Mercado

Stab encerra simpósio em Alagoas

O XX Simpósio da Agroindústria Canavieira, promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), encerrou suas atividades no final desta manhã. O evento, que contou com 750 participantes inscritos, discutiu a “Gestão Social e Ambiental – A Energia Sustentável da Cana. O evento, que teve início no dia 5 deste mês, discutiu também assuntos técnicos ligados a área industrial e de plantio. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, compareceu ao evento a convite da Stab.

De acordo com o presidente da Stab – Regional Leste, Paulo Lira, o simpósio foi um dos maiores já realizados sobre o setor sucroalcooleiro na região. “Tivemos 750 inscrições e 66 expositores. A presença do ministro na quarta-feira (6) não se deu em função de pressões políticas e nem empresariais. Ele veio para prestigiar o evento e o setor sucroalcooleiro como um todo”, diz. Em sua palestra o ministro abordou a utilização atual de combustíveis fósseis e da biomassa como fonte de energia no futuro. Rodrigues almoçou, ainda, com representantes do setor agropecuária alagoano e recebeu uma pauta de reivindicações do setor.

Os dois últimos dias do XX Simpósio da Agroindústria Canavieira foram dedicados à discussões técnicas e de desenvolvimento. Dentre os assuntos em destaque, segundo Paulo Lira, ficaram a produção de álcool com a utilização do bagaço da cana, a geração de energia para fins de irrigação e as questões sociais e ambientais. “Neste quesito, a responsabilidade das empresas vai mais além do que simplesmente pagar tributos. Atualmente as empresas estão se envolvendo diretamente em questões ligadas a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população”, observa. O simpósio também foi marcado pelo lançamento de três novas variedades de cana-de-açúcar da família RB.

Os participantes do encontro também tiveram os chamados “dias de campo” nos quais foram programadas visitas a diversas a empresas do setor sucroalcooleiro para o conhecimento de projetos ligados a estas questões e a melhoria do desempenho tecnológico. O final do simpósio foi marcado pela realização de um churrasco e por sorteios de brindes, como televisores e DVDs, por parte das empresas parceiras.

Banner Evento Mobile