Mercado

SP tem 64 usinas inscritas no leilão de energia

O estado de São Paulo lidera entre os estados com número de usinas inscritas para participar do leilão exclusivo de compra de eletricidade da biomassa a ser realizado em 30 de abril próximo pelo governo federal. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pela administração do evento, 118 empreendimentos foram inscritos, 64 deles paulistas.

O leilão para a contratação de energia elétrica gerada a partir de biomassa, que o governo definiu como “energia de reserva”, anda possui incógnitas. A EPE não definiu, por exemplo, nem o volume a ser contratado e nem os preços que servirão como referência para o leilão. O processo, porém, será semelhante ao de outros leilões de energia, com o governo anunciando um preço-teto e as empresas oferecendo descontos a partir desse preço de referência.

Existe outro nó tão importante quanto saber referência de valores ou volume de MW a ser comprado, que é saber quem irá bancar pela implantação da estrutura necessária para interligar a eletricidade cogerada pela usina e as torres de transmissão da concessionária.

Lista

Segundo a EPE, foram inscritos 118 empreendimentos, com potência instalada de 7.811 megawatts (MW) e as usinas terão de começar a operar já a partir da safra de cana, ou seja, em maio de 2009.

Do total inscrito na EPE, 64 empreendimentos estão localizados em São Paulo, com potência de 4.182 MW (53,5% do total), seguido de Goiás, com 20 usinas (1.665 MW), Minas Gerais, com 15 unidades (834 MW), e Mato Grosso do Sul, com 10 empreendimentos (803 MW).

No Nordeste foram credenciados empreendimentos em Alagoas (1 usina, com potência de 45 MW), Bahia (1 usina, com 30 MW) e Piauí (2 usinas, com 60 MW). Na região Sul, o Estado de Santa Catarina inscreveu 4 empreendimentos, com potência de 120 MW.