SÃO PAULO (Reuters) – O megainvestidor George Soros está no Brasil e visitou no domingo a usina de açúcar e álcool Monte Alegre, em Minas Gerais, que foi comprada no ano passado pela Adeco, companhia da qual é um dos principais acionistas.
Nesta segunda-feira, ele participa do Ethanol Summit, evento que está sendo promovido pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).
Segundo comunicado da assessoria do investidor, além de visitar a usina Soros reuniu-se com executivos do grupo para avaliar planos de atuação no Brasil. A Adeco atua em bioenergia e também em alimentos de maneira geral, com operações na Argentina e no Uruguai.
A usina Monte Alegre tem capacidade de processamento de 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano, produzindo 30 milhões de litros de álcool e 80 mil toneladas de açúcar.
Além da usina em Minas Gerais, a Adeco está investindo em um pólo maior de produção de etanol no Mato Grosso do Sul, denominado Angélica Agroenergia.
O projeto é para uma área de cultivo de 150 mil hectares, nos municípios de Angélica e Ivinhema, com três usinas e capacidade de processamento, até 2015, de 11 milhões de toneladas de cana, o que colocará o grupo entre os principais do Brasil.
A empresa informou que os investimentos totais em Mato Grosso do Sul irão somar 1 bilhão de dólares. A expectativa para o início da moagem é 2008.