Mercado

Sorgo poderá ser plantado em rotatividade com cana-de-açúcar na Paraíba

O plantio de sorgo será incentivado na Paraíba em locais de rotação de cultura da cana-de-açúcar. O projeto piloto, desenvolvido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), será desenvolvido na Estação de Camaratuba a partir de março deste ano. A área do plantio possui cinco hectares. O sorgo destina-se a avicultura estadual e melhoria dos terrenos utilizados no plantio de cana-de-açúcar, onde a rotatividade anual chega a 20%.

Um dos incentivadores do projeto é a avícola paraibana Guaraves que pretende elevar o status da Paraíba como um de seus fornecedores de sorgo. Atualmente, a Guaraves adquire o sorgo nos estados do Mato Grosso e Goiás. O volume chega a 7 mil toneladas mensais.

As vantagens para os cultivadores de cana estão no ciclo das culturas envolvidas. A renovação das áreas de cana chega a 20% ao término de 12 meses. Com o plantio de sorgo, estas áreas perdem sua ociosidade natural e geram uma receita adicional aos plantadores. De acordo com o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, o sorgo pode ser colhido em apenas três meses e o lucro por hectare chega a R$ 1,2 mil.