Mercado

Sonora conclui meta de alfabetização de jovens e adultos

A Usina Sonora Estância (Sonora – MS) acaba de confirmar a conclusão da meta inicial do projeto de alfabetização de jovens e adultos. Desde 1988 a empresa vem desenvolvendo parcerias com o SESI (Serviço Social da Indústria) e Prefeitura Municipal de Sonora, através da Secretaria Municipal de Educação, para a educação de Jovens e Adultos. Até agora, o projeto de atendimento nas áreas de alfabetização da 1.ª a 4.ª série, Ensino Fundamental e Ensino Médio, totalizou 1.831 assistências somente este ano.

No ano de 2.000, a Usina Sonora e o SESI estenderam a parceria e, juntamente com o Instituto Ayrton Senna e a VIVO (telefonia celular), passaram a desenvolver o “Programa Largada 2000”, tendo como meta, ambiciosa, o atendimento a 2 mil jovens, entre 13 e 19 anos, até o final do ano 2003, tendo sido atingida a meta proposta inicialmente.

Outros projetos ligados à comunidade de Sonora, tendo a participação dos alunos da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho, foram desenvolvidos, como a reestruturação do cemitério municipal e da área de entorno do bairro, projetos na área de preservação ambiental, como a voçoroca existente no município, várias ações entre a escola e a comunidade dando continuidade ao projeto de desenvolvimento das potencialidades turísticas do município, projeto de reciclagem voltado para o meio ambiente, projeto da banda escolar e, ainda o projeto sobre a gravidez na adolescência.

Nos depoimentos dos jovens que participaram do “Programa Largada 2000”, esta demonstrada a consciência do papel de agente empreendedor nas transformações das questões sociais da comunidade, da família e da sociedade, por meio de atividades, como nos projetos mencionados, que extrapolam o âmbito de seus interesses individuais e familiares. (Fonte: Sindálcool/MS)