Mercado

SKF investe R$ 5 milhões em nova unidade de negócios

A fabricante sueca de rolamentos SKF inaugurou este mês, em Cajamar, SP, uma nova unidade de negócios que passa a integrar, na mesma plataforma, engenharia e pesquisa para desenvolvimento de soluções específicas para os clientes. A Ixion Solution Factory exigiu investimentos de R$ 5 milhões para infraestrutura, maquinário, contratação e treinamento de profissionais.

A fábrica de Cajamar foi ampliada de 2 mil m² para 3 mil m³. De acordo com o diretor de serviços industriais da SKF do Brasil, Carlos Alberto Fernandes, a expectativa é de que a nova empresa feche 2009 representando 15% do faturamento da divisão de serviços. Rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços de engenharia são as cinco divisões de competência da companhia.

Nos próximos dois anos, a nova unidade deverá representar 50% do faturamento da divisão de serviços, que planeja a contratação de mais 30 profissionais que serão treinados na própria empresa. Segundo Fernandes, um técnico recebe dois anos de treinamento. Já a preparação de engenheiros pode demandar ainda mais tempo.

O novo conceito produtivo da Ixion já existe em duas unidades da SKF na China e uma na Suécia, em Gotemburgo, onde fica a sede da companhia. A planta brasileira é a quarta do tipo. Outras 12 fábricas serão inauguradas até o fim de 2009, sendo uma delas na Colômbia, em local ainda não definido.

De acordo com Fernandes, a Ixion também será utilizada como laboratório para pesquisa de problemas complexos em máquinas, equipamentos e processos produtivos. “Além do atendimento centralizado, os clientes também ganham a possibilidade de conseguir um produto ou uma solução que até então não existia no mercado”, disse.

Banner Evento Mobile