A SKF do Brasil lança, durante a Fenasucro & Agrocana 2010, uma da linha de produtos voltados à transmissão de potência, composta por acoplamentos, correntes, rodas dentadas, polias, com ênfase nas correias SKF, da série Xtra Power, desenvolvidas para oferecer até 40% a mais de vida útil que as correias padrão e são consideradas livre de manutenção.
De acordo com a empresa, além de otimizar a eficiência das transmissões e incrementar a disponibilidade dos ativos da planta, outro diferencial das correias Xtra Power é oferecer uma redução nos custos de conservação e no consumo de energia.
A empresa também apresentará uma novidade dentro da série de correntes de transporte e de transmissão. São as Correntes de Engenharia SKF, desenvolvidas para atender todos os tipos de necessidades do setor. O produto é fabricado seguindo controles de alta qualidade da SKF, atendendo todos os requisitos das normas internacionais.
Na área de serviços, a empresa dará destaque também para o Centro de Diagnóstico Remoto (CDR) e para a Repotencialização de Rolamentos, atividades que colaboram com a redução nos custos de manutenção dos equipamentos das usinas.
De acordo com o gerente de Venda e Serviços da SKF, Ricardo Perroni, o principal diferencial está no controle preditivo do equipamento remoto, ou seja, a medição da vibração dos equipamentos é feita e as informações são enviadas, pela internet, para análise no CDR na SKF, em Cajamar.
“Com isso, os clientes reduzem os custos de operação, pois não precisam deslocar um técnico para fazer as análises, podendo ser substituídas por profissional treinado que envia os dados. Sem contar a redução dos custos com uma eventual atuação emergencial”, disse Perroni.
“Como as usinas de açúcar e álcool tem unidades bastante pulverizadas, o acompanhamento remoto feito por funcionário treinado da própria usina reduz os custos logísticos para a realização das medições”, detalha o gerente.
Outro serviço a garantir uma maior confiabilidade na produção é a repotencialização de rolamentos. Com o período da entressafra, é possível mandar estes equipamentos para manutenção, evitando que eles apresentem falhas e precisem ser repostos, devido aos altos custos com a troca, já que são componentes de alto valor agregado.
Para a SKF, o mercado sucroenergético vem ganhando muito espaço nos negócios. “O setor tem crescido bastante nos últimos anos, com diversos grupos fazendo uma série de investimentos. Isso amplia a oportunidade de negócios durante a Fenasucro”, afirma o consultor de negócios Rivaldo Fonseca.
A empresa é hoje uma das únicas fabricantes de rolamentos que provê soluções integradas em engenharia de aplicação, tanto para a área agrícola (plantio de cana), quanto para a área industrial (usinas), o que a torna uma referência para as empresas nacionais e internacionais do setor.