Para preparar a caipirinha perfeita é preciso cortar o limão da forma correta, acrescentar açúcar, gelo e uma boa cachaça. Quem ensina é um site criado pela cachaça Leblon para que os consumidores estrangeiros possam apreciar a bebida. No site o internauta encontra, além de um vídeo com o passo-a-passo para preparar o drink, música brasileira para “dar o clima”, dicas de como preparar uma festa em torno do tema e a pronúncia correta das palavras “caipirinha” e “cachaça”.
“Um dos sócios, o americano Steve Luttmann, casado com uma brasileira, aprendeu a apreciar a cachaça quando morou em Minas. Depois percebeu a falta da aguardente artesanal lá fora”, conta a diretora de marketing da Leblon, Patrícia Maltez. A marca foi criada por um grupo que mistura estrangeiros de várias partes do mundo e brasileiros que viram espaço no mercado para uma cachaça de luxo.
A marca destilada em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, aposta, desde seu lançamento, em 2005, no mercado externo para crescer. A garrafa de 750 ml custa cerca de US$ 30. Em 2005 foram 4 mil caixas de nove litros. Em 2006 foram 18 mil.
São produzidos, a cada safra, 600 mil litros da bebida. “Estamos iniciando investimentos para aumentar a distribuição internacional”, explica Patrícia. O mercado, no entanto, ainda precisa ser desbravado. “Temos de educar o consumidor, apresentar cachaça. Nos Estados Unidos, ela é tida como um rum feito de cana de açucar. Como a margerita e o mojito são drinks reconhecidos internacionalmente, acreditamos que agora é a vez da caipirinha”. A empresa decidiu então investir em seminários que ensinam profissionais a preparar o coquetel.
Números recentes dão conta de um significativo aumento no volume de importação de cachaça nos Estados Unidos, hoje, o 3º maior mercado consumidor, apenas superado pela Alemanha, ainda o segundo maior mercado consumidor de cachaça de alambique de qualidade, depois do Brasil. “Esperamos que dados que estão para ser divulgados mostrem que a Leblon é a cachaça mais vendida no mercado americano”, diz Patrícia.