Perseguindo a tendência de que terras dedicadas à criação de gado continuam cedendo para a plantação de cana-de-açúcar, pelo fato de esta ser mais rentável, a catarinense Logocenter decidiu fincar o pé em Uberlândia e, dentro de mais alguns dias, deve definir por mais outra franquia na Zona da Mata: “O ideal para nós é Juiz de Fora, mas também podemos ficar em Itajubá”, afirma Álvaro Junckes, diretor de Novos Negócios e Alianças da empresa.
O interesse da Logocenter em Minas, além de Goiás, é levar seu sistema ERP, Logix, para o segmento de açúcar e álcool que está carente de automação que contribua com seu esforço de conquistar o mercado externo. A região do Triângulo Mineiro é responsável por 77% da produção do açúcar do Estado. “Depois do Protocolo de Kyoto, que, entre outros, orienta para utilizar mais o álcool na tentativa de diminuir o índice da emissão de poluentes, as usinas brasileiras ganharam novo impulso”, acrescenta Junckes.
Segundo ele, “a importância de Minas no setor sucroalcooleiro transcende ao valor econômico e social, porque sua história e cultura se confundem com essa planta da família das gramíneas”. O Estado foi considerado pela União da Indústria Canavieira de São Paulo o segundo produtor de cana-de-açúcar esmagada no período de 2003/2004.
Ainda de acordo com a entidade, Minas apresentou um crescimento de 51,9% na produção de álcool nas últimas oito safras. A previsão do setor sucroalcooleiro do Estado de Minas Gerais é crescer cerca de 100% sua produção nos próximos dez anos, gerando 21 mil novos empregos.
De acordo com Junckes, a meta é crescer o faturamento regional da empresa em 10% em Minas Gerais e, assim, disseminar o padrão de qualidade das soluções tecnológicas Logocenter.
Módulos
A Cosam, de Piracicaba, considerada a terceira maior produtora mundial de açúcar e a primeira de álcool, é cliente da Logocenter. Das 310 usinas instaladas no Brasil, 80 delas também já são usuárias do Logix Agro. A adoção em massa do sistema por este segmento não é tão recente; na realidade, vem acontecendo desde 1997. A inclusão de módulos específicos entre os convencionais de um ERP é que tem garantido a preferência dos usineiros.
São módulos para análise da terra, manutenção de tratores, manutenção de usinas, geoprocessamento para controle da área plantada, tempo de colheita, administração de entrada e saída de caminhões para evitar congestionamentos, planejamento do plantio, análise do grau de sacarose e de álcool, entre outros, que foram acrescentados à gestão convencional.
A Logocenter é a única empresa brasileira a se concentrar neste segmento. A concorrente catarinense, Datasul, acena na mesma direção, mas através de parceria com outra empresa paulista. “Isso dificulta para o usuário que ainda prefere entregar seus negócios para um único fornecedor”, lembra Junckes.
O diretor explica que investiu cerca de R$ 2,5 milhões no desenvolvimento dos módulos dedicados às usinas de açúcar e álcool. Foram contratados agrônomos e engenheiros que, juntamente, com a equipe de analistas passaram a desenvolver o software num período de um ano e meio.
“Ainda mantemos essa equipe, porque nossa próxima meta são módulos especiais para a logística deste segmento, especialmente, os que vão lhe conferir status de exportação. A automação dos processos vai facilitar muito essa exportação”, explica o diretor.
O sitema de gestão Logix possui cerca de 700 clientes no Brasil.
Venda e suporte dedicados às usinas de açúcar e álcool são realizadas pelas franquias especializadas já estabelecidas em Belo Horizonte, Uberlândia, Campinas, Cuiabá, Salvador e Recife. Fora esse segmento, a empresa mantém unidades em Joinville e São Paulo. (RM)