A terceirização veio mesmo para ficar ainda mais após as atuais reformas trabalhistas que flexibilizaram o modelo de contratação. A maioria das usinas de cana precisa contratar centenas de profissionais terceirizados a cada nova safra. Isso porque ao contratar profissionais terceirizados, que são especializados em suas áreas, as unidades produtoras buscam aumentar sua produtividade e reduzir seus custos. Porém, é preciso ressaltar que o ganho de qualidade e custo que a usina obtém com terceirização pode ser comprometido se a gestão da documentação de terceiros não for feita adequadamente.
Os riscos, assim como os prejuízos, são grandes. Se as empresas e profissionais terceirizados não se enquadrarem nos requisitos necessários, a usina pode sofrer autuações que incorrem em multas e processos trabalhistas e previdenciários que afetam significativamente o caixa da usina — ainda mais em tempos de crise econômica e sanitária. Seja como for, a área de Recursos Humanos precisa estar pronta para evitar esse tipo de problema.
Um exemplo bem-sucedido na execução da gestão da documentação de terceiros encontra-se na Usina Ferrari, de Pirassununga (SP). O departamento de Recursos Humanos tem obtido excelentes resultados na tramitação das documentações das contratações terceirizadas. O responsável pela área conta como a implantação de um sistema específico revolucionou a gestão da documentação.
Os desafios da Usina Ferrari na gestão da documentação de terceiros
Especialista de Recursos Humanos da Usina Ferrari há alguns anos, Henrique Ablla Caram informa que a unidade produtora possui uma alta demanda de contratação de colaboradores terceirizados. “Nossa demanda por terceiros é grande. Por exemplo, nosso transporte de cana é todo terceirizado à algumas empresas. Além disso, na entressafra também contratamos vários terceiros. E sempre foi uma preocupação saber e registrar detalhes importantes. Se as empresas contratadas têm respaldo legal, se tem toda documentação necessária. Algo que se tornou um grande desafio para nós”, explica Caram.
Qual foi a solução eficiente para a gestão da documentação de terceiros?
Henrique Ablla Caram, especialista de Recursos Humanos da Usina Ferrari, conta que para encontrar uma solução eficiente diante do desafio relacionado à gestão de documentação de terceiros ele foi buscar no mercado de ferramenta tecnológicas um sistema que atendesse ao desafio do alto volume de contratações terceirizadas feitas pela usina.
Além disso, o especialista de Recursos Humanos da Ferrari oferece mais detalhes. “Precisávamos de um sistema para a gestão de documentação de terceiros que fosse simples e funcional. Isso se enquadraria na cultura da Usina Ferrari que busca simplicidade nas soluções. Após avaliar vários softwares encontramos o GDT, desenvolvido pela Vertech e disponibilizado ao mercado pela Pró-Usinas. Foi o que melhor nos atendeu”.
O GDT é totalmente Saas, portanto funciona como um serviço via web, que automatiza o fluxo de cadastro, auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema. Henrique Caram, lista outras razões pelas quais a Ferrari escolheu o GDT. “Ele é intuitivo tanto para nós quanto para os prestadores de serviços, que anexam os documentos exigidos, o que é fundamental. Depois que o terceirizado anexa as documentações no formato adequado, nossa equipe consegue validar a documentação com facilidade. Isso torna o processo muito fluido e eficiente”, garante.
Solução tem baixo custo e customização que se enquadra com perfeição
Ainda sobre as vantagens do GDT como ferramenta para a gestão de documentação de terceiros, Caram ressalta outras qualidades importantes, bem como a qualidade de atendimento . “O atendimento é ótimo. Outro detalhe que chama a atenção é a customização que se encaixou perfeitamente às nossas necessidades. Outro ponto importante, talvez o principal deles é o custo. O valor é bem acessível diante do desafio que é gerir a documentação de terceiros”, avalia Caram.
Nesse sentido, a equipe de especialistas da Pró-Usinas explica que uma das razões do baixo custo do GDT é que ele é um software web, desenvolvido com as mais modernas técnicas de programação e segurança. Este recurso permite que o cliente acesse o software de qualquer local onde exista conexão com a internet. Ao passo que, por ser web, não é necessário realizar nenhum investimento em infraestrutura para instalação nos computadores que utilizarão a ferramenta, basta acessar o link do sistema no browser de preferência.
Processo simplificado deixa gestão da documentação eficiente para contratante e contratados
A equipe de especialistas conta os detalhes que tornam o processo simplificado. “Com o contrato assinado da empresa prestadora em mãos, a usina cadastra e armazena no sistema o contrato digitalizado. Ao passo que ao cadastrar a empresa contratada, ela recebe um e-mail com usuário e senha para ela cadastrar seus funcionários e anexar todos os documentos digitalizado no GDT, bem como as notas fiscais de faturamento em pdf e ou xml”.
Além disso, no painel de controle do sistema, os gestores de forma resumida e colorida identificam o que tem para aprovar ou o que foi rejeitado, os documentos prestes à vencer com 15 dias ou menos e os já vencidos que necessitam aprovação.
Confira as principais funcionalidades do sistema
- Cadastro de documentos e grupos de responsáveis (aprovadores);
- Cadastro de empresas, usuários, empregados;
- Download ou visualização de documentos anexado para análise, aprovação ou rejeição;
- Notifica o terceiro por e-mail em caso de rejeição de documentos, de documentos vencendos e vencidos;
- Guarda o histórico dos documentos anexados e aprovados;
- Mantem um cadastro de contratos e aditivos e controla os vencimentos;
- Relatórios de empresas e empregados com documentos vencidos;
- Ferramenta nativa que possibilita que os usuários configurem relatórios com diversas visualizações;
- Logs (históricos) de aprovações e rejeições de documentos;
- Possibilita a exportação de relatórios para planilha Excel.
- Pré-cadastro – processo para aprovação do cadastro do empregado do terceiro.
- Auditoria nos veículos de terceiros.
Como conhecer mais sobre o GDT by Pró-Usinas e fazer uma avaliação?
Para conhecer por completo as vantagens e funcionalidades do sistema os interessados podem contatar a equipe de especialistas da Pró-Usinas através do WhatsApp 55 16 98102-5222 ou pelo e-mail [email protected]
Esta matéria faz parte da Edição 321 do JornalCana. Para conferir, clique AQUI.