Mercado

Sistema automatizado evita desvios no carregamento

Um sistema composto por medidores de vazão de alta precisão, válvulas automáticas, controladores eletrônicos e leitores de smart-card. Toda a ordem de carregamento é digitalizada e transferida ao “ship” do cartão smart-card. A operação na plataforma somente é realizada a partir da transferência dos dados do smart-card para os controladores da plataforma. O sistema é praticamente inviolável. Essa é a tecnologia mais recentemente desenvolvida para combater um problema quase imperceptível, mas constando na lista dos problemas das unidades do setor quando o assunto é carregamento e transporte de álcool.

O sistema surgiu há seis anos e foi implantado em praticamente todo setor de distribuição de revenda de derivados de petróleo. “Está chegando agora no setor sucroalcooleiro porque as usinas passaram a investir mais no controle de estoque”, explica Luis Lima, gerente técnico Nykon Dwyler (São Paulo – SP), uma das empresas que desenvolveu o sistema. Apesar de não existirem números sobre o desvio de álcool no momento de carregamento dos caminhões, a Nykon estima em dois mil litros por dia numa unidade de porte médio.

Com o novo controle automatizado, Luis Lima assegura que é reduzida a zero a possibilidade de desvio que acontece quando o acompanhamento é manual e, portando, sujeito a adulteração com a manipulação de número na planilha. Já o novo sistema, ele é instalado nas plataformas de carregamento, ulitizando um sistema digital para ordem de carregamento por Smart-Card, bloqueando qualquer tentativa de desvios de produtos, além de proporcionar total segurança operacional. O sistema é a melhor ferramenta para eliminação de desvios de carga, além de permitir monitoramento de estoques contábeis de produto on line.

Banner Evento Mobile