Mercado

Sindicato não aceita acordo em relação à demissão na Copersucar

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira, a Copersucar poderá demitir mais de 340 trabalhadores. A entidade anunciou que não vai aceitar nenhum acordo. O presidente do Sindicato, Artur Bueno de Camargo, explicou que o Grupo Nova América (dono da marca União) propõe recontratar em janeiro entre 70% e 75% do quadro de funcionários dispensados.

No entanto, além de não recolocar 100% no mercado, Camargo disse que a Nova América pede flexibilidade dos trabalhadores. “O salário pago pela Copersucar é superior cerca de 30% em relação ao que é pago pelo Grupo Nova América, que pretende recontratar os funcionários por apenas um ano”, observou. O presidente do Sindicato ainda reforçou que o acordo que deveria estar vigente até abril do próximo ano garante aos funcionários piso salarial de R$ 300.00, plano de saúde e ainda pagamento de 50% dos medicamentos utilizados pelo trabalhador e sua família.

O Sindicato realizou uma consulta, na quinta-feira, entre os funcionários que negaram qualquer tipo de flexibilidade ou acordo. Para tentar buscar soluções para o impasse, a entidade marcou uma reunião na Prefeitura, com a participação de representantes dos poderes executivo e legislativo, além da Secretaria de Relações de Emprego do Estado de São Paulo. A entidade ainda está buscando interferência do Ministério do Trabalho.